terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

106 giros - 106 anos - Somos Todos ROTARY

Que não se fale em idade nesses dias de comemoração, pois a idade, uma porção de vezes, não resta em perfeita simetria ao bom e velho tom da experiência. Mas também que não se menospreze a avidez de uma idade com três dígitos.
Decerto, em algumas vezes me perdi tentanto, pensante, mensurar o tamanho do Rotary, tamanho esse não medido em anos. Me lembrei de que há 07 giros atrás, ainda como convidado, mantive o meu primeiro contato com um programa de Rotary chamado Interact Club e descobri com o tempo que eu e meus companheiros éramos tão Rotary quanto os Rotarianos. Que tínhamos que sempre observar o que se encontra cravado numa quádrupla prova, que tínhamos que sempre honrar, da melhor maneira possível, não apenas a instituição que nos embelezava a lapela ou àqueles que honrosamente chamamos companheiros, mas que o respeito primeiro era ao ser humano que as mãos da organização acalentavam ou acompanhavam.
Descobri com o tempo que tanto era guiado quanto guiava com mãos rotarianas. E que é necessário frutificar e renascer.
Quando me oportunizei, saí do meu lar e me fixei por razões de desenvolvimento profissional, vejam só, onde com muito prazer ajudei a fundar mais um grupo que também é Rotary, o Rotaract Club de Mossoró. E sempre há o que se aprender, principalmente com aqueles que nos cercam.
Quando estive triste, por razões que o tempo determina, sempre observei uma mão rotariana no meu ombro. Ao inverso, sempre comemorei minhas vitórias com bons rotarianos, sejam eles do Interact, do Rotaract ou do Rotary. Do que fui, do que sou ou do que pretendo ser.
Acredito que a oportunidade que os Rotaract Club's do Distrito 4500 me ofereceram de, nesse momento, poder estar à frente da Representação Distrital de Rotaract Club's faz com que certas nuances do Rotary se apresentem de maneira ainda mais vívida e que a nossa opinião, o nosso conhecimento, se torne um pouquinho especial. Por isso que sempre chamo isso de "oportunidade".
Hoje vou brindar poder fazer parte do Rotary. Vou conversar com companheiros e dizer o quanto o Rotary é importante na formação da minha personalidade e do que espero que o Rotary siga sendo nas nossas caminhadas, solitárias ou no conjunto que somos. Vou lembrar que de tanto carinho e estima que tenho pelo Rotary já me oportunizei a fazer algumas coisas que anteriormente não tinha tido o prazer de fazer. Dizer que já acertei uma porção de vezes no trabalho em Rotary, e que errei outra porção. E aprendi muito mais com meus erros.
Engraçado como nossos vínculos cada vez mais se agregam aos que o Rotary nos oferta. Até a noção de expressão local se alarga. Hoje eu me sinto um pouco paraibano e um pouco pernambucano também. A maioria dos meus bons amigos são de Rotary. Conheci figuras humanas fabulosas em Rotary, daquelas que a nós apenas se aguarda um bom agradecimento por também ter tido essa "oportunidade".
Falando como rotaractiano, sim, também já ouvi opiniões inoportunas sobre o Rotaract, como também por várias vezes ouvi belíssimos depoimentos de apoio aos futuros membros de Rotary Club's. Mas comemorar mesmo, sempre comemorei atitudes.
Tereza, por vezes, enquanto Governadora, me disse "Janeson, o futuro do Rotary são vocês! É o Rotaract! É o Interact!". Tereza tem razão. Também acredito que ser RDR, assim como ser Governador, é uma missão, por isso sou humildemente grato.
Nessa toada de quase oração, posso agradecer aos bons médicos que altruisticamente "tapam" fendas palatinas, enterrando óbices de cunho social. Posso agradecer aos bons jovens que difundem culturas e levam a paz. Posso agradecer também aos Doadores que fazem com que a Fundação também oportunize. Posso agradecer a Tereza, que mesmo com currículo invejável, não pretere e se reúne conosco, Rotaractianos, pra falar sobre os nossos caminhos, de igual para igual. Agradeço a todos os que diariamente nos ensinam humildade, fraternidade, fé e companheirismo.
Enquanto cristão, agradeço a Deus por me oportunizar estar em Rotary. Enquanto companheiro, agradeço a cada que me oportunizam os vossos convívios.
No mais "...que tudo que nos separa não frutifique, não valha. Tomara, meu Deus".

Janeson Vidal